Família Ação Total

Família esta que se reune para treinar corrida faça chuva, faça sol. Que a cada passo que damos queremos ir cada vez mais longe. Treinamos para correr, corremos por prazer, prazer em sentir que aumentamos nossos limites ,com qualidade e segurança.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Gestação x Atividade física!


Gestação x Atividade física!

Estou Grávida e Agora?

Estou grávida! Uma frase muito comum quando se é mulher, e que normalmente traz muitas alegrias, inseguranças e novidades. Porém o que este momento significa para uma mulher que realiza cotidianamente exercícios?
Em um primeiro instante podem se passar várias idéias e imagina-se que se deve descontinuar a prática de atividade física independente de quanto tempo esta mulher já treina, ou no mínimo diminuir a intensidade dos exercícios. Hoje, a maioria dos médicos indica que se deve parar a prática ao engravidar e retomá-la depois do primeiro trimestre, porém existem vários estudos sobre este tema que apontam o contrário e o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia indica que as mulheres previamente ativas podem continuar normalmente com suas atividades apenas tomando algumas precauções. Realmente a intensidade e volume de exercícios devem cair um pouco, mas não exageradamente, e só devem esperar pelo segundo trimestre as mulheres que antes da gestação eram sedentárias.
Durante o período de gestação surgem diversas necessidades e situações específicas, então é interessante que além de continuar suas atividades regulares procure programas que sejam específicos para gestantes, e que trabalhem as características deste período, como, por exemplo, exercícios para o assoalho pélvico; que auxiliem na prevenção e tratamento da dor lombar; exercícios respiratórios; de consciência corporal; e de equilíbrio.
Apesar de não ser necessária a interrupção da prática de atividade física algumas modalidades esportivas e alguns exercícios são contra indicados, como por exemplo, exercícios em decúbito ventral e dorsal (deitada de barriga para cima ou para baixo), prender a respiração na execução de exercícios, e exercícios que ofereçam risco de queda ou impacto.
De forma geral durante a gestação seria interessante que se fossem realizados exercícios aeróbios (caminhada, corrida, aulas de dança ou similares) de quatro a sete vezes por semana por cerca de 30 minutos (podendo ser divididos em vários pequenos treinos de menos tempo), em uma intensidade moderada. Exercícios de força e de flexibilidade devem ser realizados de três a quatro vezes por semana contemplando todos os grandes grupos musculares.
É importante lembrar que estas são apenas algumas diretrizes, é indispensável uma consulta com seu obstetra ou ginecologista quando se deseja continuar os exercícios físicos durante a gestação e mais importantes é informar seu Professor de Educação Física sobre sua gravidez!

* Professor Daniel Carneiro – Ação Total Assessoria Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário